sábado, 29 de dezembro de 2012

CUIDANDO DO FEMININO COM AS DEUSAS GREGAS EM SETINNG ARTETERAPÊUTICO


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA FORMAÇÃO DE NOVOS GRUPOS 2013 - SESSÃO DE APRESENTAÇÃO 16/01-15:30h



Permita-se abrir novos caminhos iluminando o que for preciso.

Os anos de experiência pessoal aliados a minha formação, me fizeram chegar a um formato de trabalho que considero fundamental ao futuro social e individual do homem: Levar a alma feminina ao reconhecimento de grandes potencialidades adormecidas pelo tempo e, principalmente, estagnadas em prol de tantos papéis desempenhados frente a aldeia familiar e a sociedade. Foi uma experiência fascinante o que vivenciei em meu trabalho com mulheres. Como é possível estabelecer o equilíbrio harmônico no desempenho de tantos papéis? Somos ao mesmo tempo mãe, filha, esposa, mulher, profissional, cuidadora do lar... As mulheres que vieram até mim, permitiram uma profunda compreensão  do quanto forças internas podem emergir. Mas muitos podem perguntar: Mas porque cuidar do feminino pode favorecer um mundo melhor? Porque cuidar do feminino engloba o masculino também. Todo ser humano tem em sua psique o feminino e o masculino. 

Assim como existem algumas características físicas e hormonais presentes tanto no homem quanto na mulher, existem também, em ambos os sexos, elementos psicológicos um do outro, ou seja, no inconsciente de cada homem encontra-se uma personalidade feminina (Anima) e, no de cada mulher, uma personalidade masculina (Animus).
O caráter de Animus/Anima não é determinado apenas pela respectiva estruturação no sexo oposto, mas ainda pelas experiências que cada um traz em si do trato com indivíduos do sexo oposto ao longo de sua vida e através da imagem coletiva que o homem tem da mulher e a mulher do homem.
Encontrar  equilíbrio  na relação entre homens e mulheres possibilita qualificar a vida como um todo, integrando-o  biopsicossocialmente.

A idéia de um feminino sufocado pelas sociedades patriarcais, não mais combina com tantas conquistas. É preciso acima de tudo resgatar o amor pela própria alma, restaurar a nossa própria essência. Olhando o psicológico traçamos o início de uma jornada ao interior da alma, para dar a ela um sentido. Não se trata de feminismo, mas de trazer equilíbrio às relações humanas. Temos uma natureza diferente na psique e precisamos redescobri-la se quisermos compreender a nós mesmas, e também, curar o patriarcado adoecido, graças à sua posição unilateral extrema.

Meu trabalho oferece uma "terapia da cultura", caminhos facilitadores de uma compreensão de nossas dores para transformá-las. Tirar da "ignorância" o convívio do  masculino com o feminino e trazer à luz  a cura de uma consciência matriarcal formando uma ponte que permita o "trânsito" saudável entre o feminino e o masculino.

Através de encontros semanais grupais, o que permite maior riqueza na troca de experiências pessoais, estaremos CUIDANDO DO FEMININO.

O tema que busquei para meu trabalho: AS SETE DEUSAS GREGAS, são forças poderosas e invisíveis  que modelam o comportamento e influenciam as emoções, e como ferramenta principal a ARTETERAPIA, e por este caminho é possível:

- Reconhecer as potencialidades de cada deusa em nós mesmas. 

- Facilitar a identificação de qual deusa está mais presente na vida de  cada mulher, e perceber porque outras estão mais ausentes. 

-Promover a Integração entre as diversas características das deusas, resgatando nossa inteireza enquanto mulher.

-Possibilitar o reconhecimento do que preciso transformar ou resgatar para me tornar um ser saudável e aproximar-me do ser supremo que existe em mim. 

-Entrar em contato com o fazer artístico permitindo nos reinventar.

Os mitos nos ajudam na compreensão do ser humano e em seu posicionamento no mundo que o cerca. Serve como elemento de orientação, assim como os pais ensinam os filhos relatando-lhes as experiências vividas, os mitos também fazem a mesma coisa, porém num sentido mais amplo, delineando padrões para a caminhada existencial, com o recurso da imagem e fantasia. 

Jung vê o mito “como uma verdade profunda de nossa mente”. 

Em nossas sessões falaremos sobre o funcionamento da Psique, na visão Junguiana. A genealogia dos deuses Olímpicos, como tudo começou. A partir daí desenvolveremos atividades que trarão ao setting terapêutico a energia dessas mulheres, conhecer os mitos de Deméter, Afrodite, Hera, Atenas, Artemis, Perséfone e Héstia. 

Por ser um trabalho terapêutico, o trabalho requer um número aproximado de 20 sessões podendo estender-se dependendo da demanda de cada grupo.

É acima de tudo um espaço onde encontrarão acolhimento e poderão olhar profundamente o sagrado feminino que há dentro de cada uma.

Local: Setting Terapêutico - EncontrArte - Rua Almirante Ary Rongel, 
445/sala 202 Recreio - (Em frente à Academia Djan Madruga). 

INSCRIÇÕES: 
Contato: rosanevasconcellospsi@hotmail.com

A TODAS INTERESSADAS EM PARTICIPAR DESTE CÍRCULO DE VIVÊNCIAS O CÍRCULO ESTÁ ABERTO!!!




INÍCIO: EM 16 DE JANEIRO ÀS 15:30 HAVERÁ UMA SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO, APÓS O QUE AS INTERESSADAS PODERÃO SE INSCREVER.




CASTIÇAL FEITO POR UMA DEUSA À DEUSA HÉSTIA

ORÁCULO ÀS DEUSAS VIRGENS


ALTAR DA DEUSA VÊNUS(AFRODITE)






Nenhum comentário:

Postar um comentário